Estudos Filosóficos
ESTUDOS FILOSÓFICOS
Introdução ao filosofar
Com base nas explicações dadas no decorrer das aulas até o momento, podemos dizer que a FILOSOFIA passa por vários campos do conhecimento, buscando respostas para perguntas que nos fazem pensar mais. Ela nos faz desenvolver a capacidade de pensar o próprio pensamento.
O conhecimento é a emancipação, liberdade, autonomia, ou seja, é a forma de explicar a realidade. Existem diversos tipos de conhecimentos, entre eles: senso comum/ religião/ mito/ ciência/ filosofia.
Enfim, todo tipo de conhecimento no fundo procura estabelecer uma ordem (do grego cosmos) e muitas vezes a desordem (do grego caos).
No mundo da FILOSOFIA a proposta não é dar sentido de tornamos professores de filosofia, mas de descobrir que somos naturalmente filósofos.
Como dizia Kant, “não se ensina filosofia mas apenas a filosofar. E, filosofar, é pensar!!!”
O pensamento mítico e o mito na Grécia
Foi na Grécia que filosofia nasceu, pois foi o único lugar que houve a sistematização do pensamento mítico para a palavra, razão (do grego logos), o discurso racional.
É através do mito (do grego mythos =narrar, falar alguma coisa para os outros) que na Grécia os poetas (do grego aedos) eram os narradores, que buscavam explicações para todas as coisas, porem não é só na Grécia que possuem seus mitos, todos os povos, todas as nações possuem seus próprios mitos para dar explicações para aquilo que desconhecem. As pessoas acreditavam na força do mito, devido autoridade que o narrador exercia sobre eles. Vale salientar que o mito é um pensamento tão antigo quanto o homem, e é fundamental pra entendermos a filosofia. Os gregos usavam o mito para explicar sobre tudo, desde o amor até sobre a própria natureza, tinham um grande persuasão sobre o que falavam, mais em um determinado momento o pensamento mítico começa ser questionado por muitos, não que perderá suas crenças, pois a busca por