estudos etnodirigidos
Revista Brasileira de Farmacognosia
Brazilian Journal of Pharmacognosy
16(Supl.): 678-689, Dez. 2006
Recebido em 14/06/06. Aceito em 26/09/06
As pesquisas etnodirigidas na descoberta de novos fármacos de interesse médico e farmacêutico: fragilidades e pespectivas
Ulysses Paulino de Albuquerque1*, Natália Hanazaki2
Universidade Federal Rural de Pernambuco, Departamento de Biologia, Laboratório de Etnobotânica Aplicada,
52171-030, Recife, PE, Brasil,
2
Universidade Federal de Santa Catarina, Departamento de Ecologia e Zoologia, Laboratório de Etnobotânica e
Ecologia Humana, 88040-900, Florianópolis, SC, Brasil,
1
RESUMO: As investigações etnofarmacológicas e etnobotânicas têm sido a principal abordagem reconhecida por cientistas em todo o mundo, como uma estratégia de seleção de plantas medicinais.
As qualidades e fortalezas dessas abordagens já foram suficientemente discutidas, restando poucas dúvidas de seu potencial e impactos biológicos, econômicos e sociais. Este artigo focaliza os estudos etnodirigidos (etnobotânicos e etnofarmacológicos) levantando os problemas encontrados na qualidade das pesquisas, que podem afetar a sua aplicação na descoberta de novos fármacos de interesse médico e farmacêutico. Adicionalmente, apontamos alguns elementos que podem colaborar para a melhoria da qualidade das abordagens e publicações e que podem ser aplicados a diferentes estudos etnodirigidos. Nós também sugerimos que os investigadores reconsiderem algumas das abordagens dominantes, bem como a visão, não raro simplista, desses estudos.
Unitermos: Etnobotânica, etnofarmacologia, métodos em etnobotânica, método científico, plantas medicinais, bioprospecção.
ABSTRACT: “Ethnodirected research in the discovery of new drugs of medical and pharmaceutical interest: flaws and perspectives”. Ethnopharmacological and ethnobotanical investigations have been the main approach used by scientists all over the world as a strategy to select