Estudos Dos Sistemas Projetivos
Primeiro vamos entender o que é Geometria Descritiva; “A Geometria Descritiva é um sistema de projeções que utiliza figuras geométricas, tendo por objetivo treinar o raciocínio lógico e a visualização mental. Na prática, o que se pretende com esta disciplina é passar as figuras geométricas do espaço para representação bidimensionais” (GALRINHO, 2012, p. 4). “O Desenho Geométrico tem por finalidade representar as figuras planas e resolver, com a régua e o compasso, os problemas da Geometria Plana” (GIONGO, 1984, p. 8).
Segundo Wagner de Cerqueira, as projeções cartográficas permitem representar a superfície esférica da Terra em um plano, ou seja, no mapa; elas são a base para a confecção de um mapa, constituindo uma rede sistemática de paralelos e meridianos, permitindo que esses sejam desenhados.
Os tipos de projeções são:
Projeção Cilíndrica: O plano da projeção é um cilindro envolvendo a esfera terrestre. Após realizada a projeção dos paralelos e meridianos do globo para o cilindro, este é aberto ao longo de um meridiano, tornando-se um plano sobre o qual será desenhado o mapa.
Projeção Cilíndrica
Projeção Cônica: O plano da projeção é um cone envolvendo a esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos convergem para o polo.
Projeção Cônica
Projeção Plana ou Azimutal: O plano da projeção é um plano tangente à esfera terrestre. Os paralelos são círculos concêntricos e os meridianos retos irradiam-se do polo.
Projeção Plana ou Azimutal
Portanto a atividade cotidiana do Engenheiro requer leitura e entendimento de mapas, perfis e esquemas; envolve, sobretudo, a produção de ilustrações. Essas ações são fundamentalmente baseadas na visualização espacial das formas da natureza.
Referências Bibliográficas.
GALRINHO, Antônio. Manual de Geometria Descritiva. 2ª. ed. 2012. p. 6.
GIONGO, Afonso Rocha. Curso de Desenho Geométrico. 35ª Ed. São Paulo: Nobel Editora, 1984. p.8.
ONLINE
CERQUEIRA, Wagner de;