Estudos Disciplinares
a) o passado interfere na elaboração do nosso futuro, pois cada geração assimila a herança cultural dos antepassados e projeta o futuro. Utilizamos o passado como raiz do presente. b) estamos inseridos no tempo e o futuro influencia no passado.
c) a base de nosso presente é o fato ocorrido no passado. No entanto, estes fatos não exercem influencia sobre os acontecimentos presentes ou futuros
d) a história da humanidade é o resgate da memória do passado, apresentando com absoluta certeza todo o ocorrido no tempo.
e) diante disso a natureza humana tem características universais e eternas que serve de modelo em todos os tempos, advindos do passado.
2 - Os povos tribais não privilegiavam os acontecimentos da vida da comunidade, por que, para eles, o passado os remete aos “primórdios”, ás origens dos tempos sagrados em que os deuses realizaram seus feitos extraordinários. Fazer história nessa concepção é:
a) Recontar os mitos, que são reatualizados nos rituais, pela imitação do gesto dos deuses.
b) Recontar os fatos que aconteciam no cotidiano.
c) Uma maneira reflexiva de pensar o mundo, que rejeita a prevalência religiosa do mito.
d) Admitir a pluralidade de interpretações racionais sobre a realidade.
e)Abordar a mudança, de modo que os grandes eventos não fossem esquecidos.
3 - O Egito formou talvez a maior civilização oriental. Possuía um Estado controlador e teocrático, no qual a transmissão do saber, tanto religioso como técnico era restrita a poucos. Eram características dos povos egípcios:
1- tinham a engenharia desenvolvida confirmada pela construção das pirâmides.
2- as escolas funcionavam em locais construídos especificamente para as aulas.
3- Na medicina identificavam doenças e até realizavam algumas intervenções cirúrgicas.
4- o aprendizado se dava através da leitura e