Estudos De Patologia P3 Do Segundo Semestre Ribas
(1) Doença Obstrutiva (ou doença das vias aéreas)
Caracterizada por um aumento da resistência ao fluxo de ar devido a uma obstrução parcial ou completa, em qualquer nível, da traqueia e dos grandes brônquios até bronquíolos respiratórios e terminais. Os principais distúrbios obstrutivos difusos são enfisema, bronquite crônica, bronquiectasia e asma.
O enfisema e a bronquite crônica em geral são agrupados clinicamente e denominados doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), já que muitos pacientes apresentam características superpostas de dano nos níveis acinar (enfisema) e brônquico (bronquite), quase sempre causado por um desencadeador extrínseco - tabagismo.
DOENÇA PULMONAR OBSTRUTIVA CRÔNICA (DPOC)
Síndrome caracterizada pela obstrução crônica difusa das vias aéreas inferiores, de caráter irreversível, com destruição progressiva do parênquima pulmonar. Geralmente, estão incluídos nessa definição pacientes com bronquite obstrutiva crônica e/ou enfisema pulmonar, os dois principais componente histopatológicos da doença, ambos relacionados à exposição à fumaça do tabaco.
1. Histopatológico
Bronquite Obstrutiva Crônica
(1) hiperplasia e hipertrofia das glândulas submucosas secretoras de muco (daí o estado hipersecretor), presente principalmente nas vias aéreas proximais;
(2) redução do lúmen das vias aéreas distais devido ao espessamento da parede brônquica por edema e infiltração celular inflamatória; a presença de fibrose também pode ser observada, assim como hipertrofia da musculatura lisa brônquica.
Enfisema Pulmonar
(1) é definido como uma alargamento dos espaços aéreos distais aos bronquíolos, decorrentes da destruição progressiva dos septos alveolares.
(2) O tipo patológico mais comum é o enfisema centroacinar. O alargamento e a destruição parenquimatosa encontram-se nos bronquíolos respiratórios, ou seja, na região central do ácino ou lóbulo pulmonar. Esta é a forma relacionada ao tabagismo, por isso de