Estudos de Impacto Ambiental
O presente trabalho pretende identificar os impactos gerados no Bairro Coração Eucarístico, localizado no município de Belo Horizonte/MG, através do crescimento da Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais no Campus Coração Eucarístico.
No Brasil, apesar de existir a preocupação com o planejamento urbano durante a urbanização massificada das cidades, o mesmo se deu em um período em que as ações governamentais estavam voltadas para o desenvolvimento econômico e industrial do País.
A maioria das grandes cidades brasileiras enfrentam problemas no que diz respeito ao desenvolvimento urbano, trânsito e transportes. Atualmente, o sistema de transporte no Brasil é voltado, quase que exclusivamente, para o sistema rodoviário, ocasionando mudanças na mobilidade urbana.
O crescimento devastador de veículos sobrecarrega a infraestrutura das vias, acostamentos e locais estacionáveis. O município de Belo Horizonte possui uma média de, aproximadamente, três veículos por habitante. Isto reflete os grandes problemas de logística no trânsito em diversos bairros do município.
Os grandes empreendimentos como estádios, shoppings, supermercados, instituições públicas, privadas entre outros, podem causar alterações na mobilidade urbana. Dentre as instituições privadas que são geradoras de grande acúmulo de tráfego, está a Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, pois, esta é responsável por atrair um grande volume de carros.
A pesquisa, de maneira geral, constatou que a imagem da PUC Minas sofreu mudanças significativas diante desses segmentos de públicos, considerando o período de 1998 a 2002. As estratégias de comunicação da PUC Minas contribuíram para os propósitos, definidos pelos gestores da Universidade, de dar maior visibilidade a seus cursos, reforçando a qualidade do ensino, pesquisa e extensão; aos investimentos em infraestrutura, à qualificação do corpo docente, a seus valores e sua tradição. (Administração em Diálogo, São Paulo,