Estudos de Caso
RECRUTAMENTO E SELEÇÃO NA GOOGLE
1- O caso apresenta uma empresa que deixou de lado o “modelo industrial”, para uma filosofia voltada inteiramente ao cultivo de um ambiente de conhecimento, como você vê a aplicação desta forma de gerir pessoas? Deque forma é possível administrar as melhores mentes disponíveis no mercado?
Resposta: Anteriormente a forma de liderar pessoas segundo os conceitos tayloristas e fordistas colocava-se o dever como principal obrigação dos colaboradores, contrapondo-se ao prazer do colaborador ao executar suas funções no ambiente de trabalho, porém na minha opinião este conceito no mundo de hoje esse não torna-se muito mais válido, pois as pessoas antes eram tratadas como máquinas e não vistas como pessoas e não há possibilidade de impor as pessoas escolarizadas e cultas a mesma forma absurda de liderança criada há mais de 100 anos, voltada a pessoas analfabetas e com baixíssimo nível de instrução. Uma das melhores formas de explorar o conhecimento de pessoas no mercado atualmente é possibilitar a elas um espaço agradável de trabalho, sem limitações e não impondo o que deve ser feito, para que assim possam estar abertos a novas ideias e produzir ainda mais do que o esperado.
2- Existem empresas especializadas no recrutamento e seleção de candidatos, elas sãp chamadas de terceirizadas. Na sua opinião, vale a pena realizar internamente o recrutamento e a seleção ou é melhor contar com uma empresa especializada para esse fim?
Resposta: Na minha opnião se há possibilidade de se fazer um recrutamento e seleção internamente, torna-se muito mais produtivo do que a utilização desse serviço por empresas terceirizadas, pois visando o melhor para a organização será um processo mais econômico e rápido, seguro, desenvolve a motivação entre funcionários, o melhor aproveitamento dos colaboradores e desenvolve um sadio espírito de competição entre os funcionários.
3- Quando falamos de trocas de objetivos(