Estudos de caso – volkswagen
Alguns fatores internos, como alto custo de mão-de-obra, pouca inovação (causada pelo comodismo da falta de concorrência e pela posição de liderança), defasagem da VW, falta de relacionamento; e outros externos, como a nova concorrência que surgia, a redução do IPI, a criação de carros populares e a abertura econômica que o Brasil sofria; fizeram com que a VW perdesse sua participação de mercado.
Porém, a perda de participação de mercado não foi o real problema da VW, e sim uma conseqüência um tanto quanto óbvia com a entrada de novos concorrentes. O principal problema da VW foi a perda da liderança de mercado. A VW não estava preparada para tal cenário, sempre tão acomodada em sua posição de líder; tanto que demorou 07 anos para tomar algumas medidas e atitudes a fim de reverter sua situação.
Utilizando o modelo de Cadeia de Valor, responda como a Volkswagen deve agir para recuperar sua competitividade frente ao novo cenário competitivo. Não se esqueça de justificar sua resposta, descrevendo o novo cenário.
baseado nas forças competitivas de Porter, a VW deveria redirecionar seus esforços para seus fornecedores, clientes, entrantes e concorrentes.
Buscando seu reposicionamento para recuperar seu espaço e sua competitividade a Volkswagen deverá promover uma melhor relação com seus fornecedores, para que sejam oferecidos componentes com melhores qualidades, tecnologias e menor preço, gerando um ganho de escala na compra dos componentes dos veículos fabricados, aproveitando e construindo melhores alianças com seus principais fornecedores. Dessa forma, haverá uma diminuição substancial no principal custo de uma montadora de veículo. Também deverá promover um melhor relacionamento de pós-venda, visando a fidelização de seus