Estudos de caso em psicologia clínica comportamental
O atendimento a crianças é um assunto que provoca muito interesse em diversas áreas da psicologia. O estudo do comportamento infantil é expressivamente rico, devido às características peculiares que esta faixa etária apresenta. Deste modo evidenciase a importância do livro resenhado, que focaliza diversos estudos de caso em psicologia clínica comportamental infantil, de uma forma clara e bastante abrangente.
A partir de diversos temas pesquisados por diferentes profissionais, dos quais reconhecidos no meio acadêmico e evidente domínio acerca de sua linha de pesquisa, foi elaborada a obra em epígrafe, possibilitando aos estudantes e profissionais da área de psicologia um maior aprofundamento, acerca dos assuntos apresentados.
Organizado por Edwiges Ferreira de Mattos Silvares, professora e orientadora no programa de pós-graduação em psicologia clínica da Universidade de São Paulo-USP e também professora titular do Departamento de Psicologia Clínica do Instituto de Psicologia da USP, contanto com a participação dos demais colaboradores. Estruturado em nove capítulos, além da apresentação, o livro é composto por dois volumes, podendo ser lidos separadamente, devido ao seu caráter independente. Será apenas enfocado o segundo volume, por se tratar do volume mais recente.
Os temas são enumerados de acordo com as linhas de pesquisas específicas de cada um dos autores, visando à relação entre a teoria e a prática vivenciada neste tipo de atuação.
No primeiro capítulo, Maria Inês Monjas Casares e Vicente E. Caballo discutem o tema timidez infantil. Havendo uma introdução inicial, seguindo-se um estudo de caso, onde descrevem a utilização de estratégias de treinamento em habilidades sociais, além de outras intervenções de caráter cognitivo-comportamental, que remetem a um resultado bastante significativo, tendo em vista a