Estudos Culturais
TRABALHO DE FUNDAMENTOS ÉTICOS E SOCIOLÓGICOS
UBERABA-MG
2012
ATIVIDADE AVALIATIVA – ESTUDOS CULTURAIS
Trabalho apresentado à Universidade de Uberaba, como parte das exigências à conclusão da disciplina de Fundamentos éticos e sociológicos do 5º semestre do curso de Engenharia.
Orientador: Profª Ms. Camilla de Oliveira Vieira
UBERABA-MG
2012
1)
Determinismo biológico é a doutrina que afirma serem todos os acontecimentos, inclusive vontades e escolhas humanas, causados por acontecimentos anteriores, ou seja, o homem é fruto direto do meio. O indivíduo faz exatamente aquilo que tinha de fazer à força de certas causas, externas e internas. É a principal base do conhecimento científico da natureza, porque afirma a existência de relações fixas e necessárias entre os seres e fenômenos naturais. O comportamento dos indivíduos depende de um processo chamado endoculturação, em forma de aprendizado. Um menino e uma menina têm diferentes formas de agir decorrente de uma educação diferenciada e não em função de agir decorrente de uma educação diferenciada e não em função de serem de sexo oposto, neste caso de seus hormônios. O processo de endoculturação geralmente acontece quando se é criança, feito pela educação, imitação e pelo condicionamento do meio social. Determinismo geográfico é quando o meio ambiente influência na cultura do indivíduo que nele se encontra, cultura essa que muda de acordo com cada local. Na visão de Laraia os fatores biológicos e geográficos, porém o fato biológico se destaca baseado na idéia de que a constituição genética de grupos sociais determina o comportamento humano.
02) Etnocentrismo é acreditar que uma determinada cultura é superior a outra, e que transferir a lógica de uma cultura para outra é um ato etnocêntrico. O filme Crash – No Limite retrata de forma clara como o negro