Estudo
SER OU NAO SER ESTUDANTE
Não é só por ter uma vaga garantida, matricula paga ou não, curso e série definidos que torna alguém estudante. O fato de ser aluno de uma escola nem sempre é motivo de vitórias na vida. Por outro lado, muitos que foram alunos, não conseguiram, nem se quer, equilibrar-se na “corda bamba” da vida , a vida, porque nem sempre foram alunos que queriam ESTUDAR PARA APRENDER. O aluno-estudante necessita, antes de tudo, entender, conhecer, saber o que pretende fazer e ser. Para ser estudante é necessário, decisiva e decididamente, estudar para aprender. Aqueles que, durante a sua vida escolar, forem estudantes e não apenas alunos, vão se credenciar para a vida, pois saber será seu diploma. O estudante que se propõe a estudar é uma pessoa que pensa a vida, que vê e vive o presente, mas que, também, imagina e prepara o futuro. O estudante consciente é aquele que diz: “TENHO QUE FAZER MEU PRÓPRIO FAZER”, isto é, tenho uma vida e devo pensá-la, porque ela é minha e sou responsável por ela. Estudar exige força para dominar e talhar o conhecimento e a compreensão das idéias.
O importante é querer aprender. Aprender para realizar sua vida. Investigar e aprender o que pretende ser e como ser, pois necessita pensar e planejar sua vida. “SE ALGUÉM QUER SER ESTUDANTE QUE ESTUDE. A SABEDORIA DEVE SER UMA PALAVRA CHAVE PARA O ESTUDANTE.”
RESPONDA EM SEU CADERNO: 1) Você é um estudante ou aluno? Porquê? 2) Sua vida de estudante é organizada? ( Tempo para estudar, cadernos limpos, livros bem conservados, procura ler outros livros, textos ou jornais?) 3) Você participa das aulas? É um estudante bem comportado? 4) Estudar para você é ruim ou gostoso? Porquê? 5) Estudar é importante para você? Explique. 6) Quais são as coisas que você mais gosta de fazer na escola?
CAÇA-PALAVRAS
|F