Estudo
Profª Loris Brantes
Turma BN Sala 303
Fichamento
Texto 3
POLANYI, Karl. A grande transformação: As origens da nossa época. Cap. 3 “ Habitação Vesus Progresso”
O progresso que ocorre no coração da Revolução Industrial no sec. XVIII e a desarticulação nas vidas das pessoas comuns.
O autor levanta perguntas e tenta desvendar os fatores que determinaram as formas dessa desarticulação com sua pior fase na Inglaterra.
Atitude de senso comum em relação a mudança foi substituida pelas consequencias sociais do progresso econômico. Os reflexos dos ensinamentos da arte de governar tradicional da filosofia social, foram apagadas.
As terras passaram a ser cercadas e a terra arável foram convertidas em pastagem prevendo assim uma ameaça de despovoamento. Elevou-se o rendimento da terra consideravelmente.
A conversão de terras aráveis em pastagem mesmo com a destruição de de habitações e da restrição de empregos, não foi totalmente prejudicial á circunvizinhaça, pois a lã produzida na fazenda de carneiros dava empregos a pequenos posseiros e agricultores sem terra, e os novos centros de indústria de lã garantiam a renda a uma quantidade de artesãos.
“O homem pobre terá satisfeito o seu objetivo – Habitação, e o nobre não ficará prejudicado em seu desejo- Progresso.” (pag.52 , § 8)
Os cercamentos foram chamados, de uma forma adequada, de revolução de ricos contra pobres. A ordem social ficou desestruturada, o tecido social estava sendo destruído .
Houveram revoltas e lutas contra o despovoamento , que eram muito mais propriedade de ricos agricultores e mercadores do que dos senhores e nobres.
Innes (historiador do séc. XIX)foi ainda mais definitivo: “A prática habitual de punir a vagabundagem e tentar forçar a atividade em campos não-adequados e dirigir o capital para investimento menos lucrativos, a fim de prover empregos, fracassou, como sempre”(pag.55 §11).
“O ritmo da mudança muitas vezes não é menos importante do que a