Estudo
INTRODUÇÃO:
Os bebês são submetidos a uma bateria de exames logo quando nascem com o intuito de identificar quaisquer anormalidades e prevenir uma série de doenças. A triagem neonatal, mais conhecida como teste do pezinho, é um dos exames mais importantes na hora hora de detectar irregularidades na saúde da criança.
As mamães geralmente ficam com o coração na mão quando tem que levar seus bebês para o exame, pois estes normalmente choram. Mas porque a picadinha no calcanhar? O que as mães devem saber é o calcanhar é uma região rica em vasos sanguíneos e a coleta do sangue é feita rapidamente com um único furinho que permite diagnosticar precocemente oito doenças, entre metabólicas, congênitas e infecciosas. O furo é quase indolor, mas a dor ainda é uma sensação nova para o bebê e por isso choram. Esse exame é realizado em grande parte nas maternidades quando o bebê completa 48 horas de vida. O diagnostico precoce oferece condições de um tratamento iniciado nas primeiras semanas de vida do bebê, evitando a deficiência mental. A deficiência, uma vez presente no corpo, já não pode ser curada.
DESENVOLVIMENTO:
As doenças que podem ser detectadas com o teste do pezinho são:
FENILCETONÚRIA
Doença causada pela falta de uma enzima que transforma a fenilalanina - um aminoácido presente em todas as proteínas - em tirosina. Ocorre o acúmulo de fenilalanina - que poderá afetar o cérebro e levar à deficiência mental.
As crianças nascem normais mas à medida que recebem alimentos ricos em fenilalanina, passam a acumulá-la no corpo sem conseguir metabolizá-la. A frequência dessa doença é de 1 caso em cada 10.000 recém-nascidos.
A fenilalanina está presente principalmente em feijão, lentilha, grão-de-bico, soja, carnes, aves, peixes e frutos do mar, ovos, leite e derivados, leite materno ou fórmula infantil.
COMO SE TRANSMITE?
Através dos genes dos pais. Se os pais forem portadores, existirão 25% de chances de terem um filho com o