estudo
Enzimas: são proteínas que transformam substâncias com o menor gasto energético e no menor tempo possível. Aceleram a velocidade da reação.
2. Qual a importância da creatina fosfato para ressíntese do ATP? Em qual via metabólica é utilizada?
Possui alto índice de energia e substitui os estoques de ATP rapidamente; Utilizada na via Anaeróbica Alática ATp- CP em esforços máximos e rápidos (ex: corrida de 64m)
3. O que é ácido láctico e qual sua utilização no metabolismo energético para a produção de ATP?
É produzido nos músculos a partir do ácido pirúvico durante exercícios vigorosos. Quando há baixa produção de ATP o ácido lático aparece como subproduto para atender as necessidades de energia.
4. A nível celular onde ocorre as reações anaeróbias e aeróbias no metabolismo energético?
Citoplasma: anaeróbico
Mitocôndria: aeróbico
5. Descreva as características básicas das fibras do tipo I e tipo II.
Contração rápida – fibra tipo II: produção anaeróbica de ATP durante a glicólise. As fibras de contração rápida são ativadas durante as mudanças de ritmo e nas atividades com paradas e arranques bruscos.
Contração lenta – fibra tipo I: predominante aeróbio em sua capacidade metabólica e exibe uma velocidade de contração relativamente lenta em comparação em sua congênere de contração rápida. Possui numerosas e grandes mitocôndrias e altos níveis de enzimas necessárias para manter o metabolismo aeróbico.
6. Quais são as fontes básicas de combustível contidas nos macronutrientes que servem para a liberação de energia após processos catabólicos no metabolismo energético?
Cho:glicose; ptn: aa ; lip: ac graxos