estudo
Começamos com a artéria subclávia, se transforma em artéria axilar e logo depois em artéria braquial profunda. Depois temo a artéria braquial e esta, divide-se em duas artérias, a artéria radial e a artéria ulnar.
Artéria Axilar: possui dois ramos que fazem a circunflexa do úmero (Anterior e Posterior).
Artéria Braquial Profunda (no sulco radial): Possui dois ramos que são chamados de Colateral radial e Colateral média. A colateral radial transforma-se em Artéria recorrente radial e se insere na artéria radial. A Colateral media muda para Recorrente interóssea e se insere na artéria interóssea comum.
Artéria Braquial: esta artéria possui um ramo chamado Colateral Ulnar Inferior. Ao final da artéria Braquial, ela se divide em 2 artérias, a Artéria Radial e a Artéria Ulnar.
Artéria Ulnar: Duas artérias se inserem na artéria Ulnar, a Artéria recorrente ulnar (Anterior e posterior). E um ramo sai dela, a artéria interóssea comum, que da origem a mais duas artérias, a artéria interóssea anterior e artéria interóssea posterior.
Artéria Radial: esta artéria possui o Ramo palmar superficial, junto com a artéria ulnar, possui o Arco palmar profundo e o arco palmar superficial.
Mão: A artéria Ulnar é a principal com vários ramos até a ponta dos dedos, esses ramos saem do Arco palmar superficial e tem o nome de Artérias digitais palmares próprias (nas falanges), com exceção do dedo mínimo, que possui desde os carpos até a ponta do dedo a Artéria Digital Palmar Própria, na região dos metacarpos, temos as Artérias digitais palmares comum e a artéria metacarpal palmar. Com a vista dorsal, vemos as artérias metacarpais dorsais e artéria carpal dorsal. Outra artéria importante é a Artéria Radial, em que, seus ramos enviam o sangue para o dedo polegar e metade do indicador.
Veias do Membro Superior
As principais veias do membro superior são a Veia Cefálica e a Veia Basílica, originam-se na tela subcutânea do dorso da mão a partir da rede