Estudo
As desigualdades sociais aparecem, de imediato, em elementos materiais, como a moradia, as roupas, os meios de locomoção. Mas elas também se manifestam no acesso à educação e aos bens culturais, os chamados bens simbólicos.
As desigualdades se evidenciam no dia a dia pelos contrastes entre a riqueza e a pobreza, que podemos constatar com nossos próprios olhos ou mediantes as estatísticas e os meios de comunicação.
Estrutura e estratificação social
Estrutura social é o que define determinada sociedade. A estrutura social se constitui da relação entre os vários fatores – econômicos, históricos, sociais, religiosos, culturais – que caracterizam cada sociedade.
Uma das características da ESTRUTURA DE UMA SOCIEDADE é sua ESTRATIFICAÇÃO, ou seja, a maneira como os diferentes indivíduos e grupos são classificados em estratos (= camadas) sociais e o modo como ocorre mobilidade de um nível para outro.
A estratificação social foi analisada, em diferentes sociedades, com base na forma como os indivíduos organizam a produção econômica e o poder político . Para estudar a estratificação é necessário que se verifique COMO SE ORGANIZAM AS ESTRUTURAS DE APROPRIAÇÃO (ECONÔMICA) E DOMINAÇÃO (POLÍTICA).
Entretanto, essas estruturas são atravessadas por outros elementos – como a religião, a etnia, o sexo, a tradição e a cultura -, que, de uma forma ou de outra, influem no processo de divisão social do trabalho e no processo de hierarquização.
A estratificação social e as desigualdades decorrentes são produzidas HISTORICAMENTE, ou seja, são geradas por situações diversas e se expressam na organização das sociedades em sistemas de castas, de estamentos ou de classes.
AS SOCIEDADES ORGANIZADAS EM CASTAS
O sistema de castas é uma configuração social de que se tem registro em diferentes tempos e lugares, mas é na Índia que está a expressão mais acabada desse sistema.
A sociedade indiana começou a se organizar em castas e subcastas há