Estudo B Blico
Tema: Batalha Espiritual
Texto Áureo: IICo 10:3-4
BATALHA ESPIRITUAL
3Pois, embora vivamos como homens, não lutamos segundo os padrões humanos.
4As armas com as quais lutamos não são humanas; ao contrário, são poderosas em Deus para destruir fortalezas.
IIco 10: 3-4 NVI
1. INTRODUÇÃO
Quando falamos em batalha, guerra ou luta logo pensamos em inimigos, armas, soldados, arenas etc. Assim também quando a bíblia nos diz a respeito de guerra ou batalha em um nível Espiritual, nós Cristãos devemos identificar alguns “os elementos” desta guerra.
Note que no texto áureo o apostolo Paulo (o escritor de 2ª carta aos coríntios) enfatiza o fato de que estamos na condição humana mas não devemos lutarmos na esfera (padrões) humanos, ou seja nosso inimigo não é de carne (humano) Efésios 6:12, logo entendemos que nossas armas também não são humanas mais ESPIRITUAIS (poderosas em Deus) para destruir inimigos ESPIRITUAIS (fortalezas).
Jesus também falou sobre o assunto, aliás, foi o que mais disse de GUERRA ESPIRITUAL como em Jo 16 :33 Ele diz que no mundo(condição humana) teremos Aflições (Thlispsis no grego que quer dizer PRESSÃO), ou seja, Jesus estava dizendo que numa esfera humana teríamos inimigos impalpáveis (não humanos).
Em outro texto Jesus ainda vai mais adiante, ele aponta os PRINCIPAIS INIMIGOS que o cristão enfrentará que, falaremos a seguir.
2. OS INIMIGOS ESPIRITUAIS Na parábola do semeador Jesus diz sobre três dificuldades (inimigos) que o semeador enfrentou ao semear Mt 13:4-7 (Aves, pedregais e espinhos). Na tradução da parábola 19-22 Ele fala o que era essas dificuldades: o Maligno (Satanás), o si mesmo e o mundo.
Por isso é muito importante identificarmos e conhecermos bem os nossos inimigos Js 13: 17-19, pois só assim saberemos como vencermos Mt 12:29.
2.1. 1º INIMIGO - SATANÁS (MALIGNO)
Satanás (adversário) também chamado diabo (acusador)Ap 12: 9 e 20:2 é o arqui-inimigo de Deus e também dos homens. Ao contrário que