Estudo a distancia
Definições, aspectos estruturais, e abordagens metodológicas
Este artigo apresenta definições de conceitos relacionados com a especiação de elementos, mais particularmente análise especiação e espécies químicas.
O método de Fraccionamento é distinguido da análise de especiação, e um esquema geral dos processos de fraccionamento é dado.
Propomos uma categorização das espécies de acordo com a composição isotópica do elemento, a sua oxidação e estados electrónicos, e a sua estrutura complexa e molecular. São dados exemplos de abordagens metodológicas utilizadas para análise de especiação.
Uma sinopse da metodologia de análise de especiação dinâmica também é apresentada.
Introdução
Elementos traço desempenhar um papel importante no funcionamento da vida em nosso planeta. Alguns elementos podem ser altamente tóxicos para as formas de vida diversos e outros são considerados essenciais, mas podem tornar-se tóxicos em doses elevadas.
Muitos destes efeitos dependem fortemente da forma particular em que o elemento está presente no sistema.
Por exemplo, o Cr (VI) os iões são consideradas muito mais tóxico do que o Cr (III) [1]. Por outro lado, enquanto que tanto o metilmercúrio e mercúrio inorgânico são tóxicos, apresentam diferentes padrões de toxicidade. Muitas vezes, estas formas químicas diferentes de um determinado elemento ou os seus compostos são referidos como "espécies".
A noção de que a distribuição entre as suas várias espécies terá um efeito importante sobre o comportamento de um elemento em particular tem sido aceito em campos diversos como a química clínica, toxicologia, geoquímica, e química ambiental. Novos desenvolvimentos em instrumentação analítica e metodologia agora muitas vezes nos permitem identificar e medir as espécies presentes em um determinado sistema. Devido a estas possibilidades, numerosas publicações têm aparecido na qual o termo