estudo teórico
FICHA DE LEITURA 1:
Título da Obra: O Serviço Social na Contemporaneidade: trabalho e formação profissional.
Nome do Autor (a): Marilda Villela Iamamoto
Data da edição lida: 2001
Língua original: Português
Local e Editora: São Paulo, editora Cortez
Localização da obra: Emprestado
Campo do Saber: Serviço Social
Tipo de texto: Livro
Parte fichada: Capitulo I – Item 6 até capítulo II – Item 1 Pags. 57 á 112
A PRÁTICA COMO TRABALHO E A INSERÇÃO DO ASSISTENTE SOCIAL EM PROCESSOS DE TRABALHO
“A proposta curricular, ora em debate, contém dois elementos que representam uma ruptura com a concepção predominante nos anos 1980”. “O primeiro é considerar a questão social como base de fundação sócio-histórica do Serviço Social e o segundo é aprender a prática profissional, como trabalho e o exercício profissional inscrito em um processo de trabalho” (p.57).
“Os fundamentos históricos, teóricos e metodológicos do Serviço Social, campo temático essencial para a profissão”. “Alvo de inconteste desenvolvimento para aprender, inclusive, aos requisitos curriculares estabelecidos em 1982” (p.57).
“Em primeiro lugar, abordar o Serviço como uma profissão socialmente determinada na história da sociedade brasileira”. “Em outros termos, analisar como o Serviço Social se formou e se desenvolveu no marco das forças societárias, como uma especialização do trabalho na sociedade” (p.57).
“A realidade social e cultural provoca e questiona os assistentes sociais na formulação de respostas, seja no âmbito do exercício profissional, seja das elaborações intelectuais acumuladas ao longo da história do Serviço Social” (p.58).
“A questão social explica a necessidade das políticas sociais, no âmbito das relações entre classes e o Estado, mas as políticas sociais, por si, não explicam a questão social” (p.58).
“Ao se pensar a prática profissional, existe a tendência de conectá-la diretamente à prática do Serviço Social de “práxis social”,