Estudo texto Miranda
MIRANDA, N.A. O Conselho de classe como instrumento de avaliação da aprendizagem e gestão democrática na escola pública: um estudo de caso.
1-De acordo com o autor qual é a natureza do Conselho de Série e Classe e quais suas características básicas?
R= é um órgão colegiado de gestão que, dentro da organização do trabalho pedagógico, configura-se como espaço que possibilita a análise do desempenho do aluno e da própria escola de forma coletiva propondo ações e intervenções para a melhoria da aprendizagem do aluno e da prática docente.
2- Por que segundo o autor apesar da importância que o Conselho tem no processo educativo, nem sempre ele é bem interpretado pelos educadores?
R=A maioria das escolas tem ele como instrumento de aprovação e reprovação dos alunos com baixo rendimento, transformando-o num colegiado que atua de modo burocrático e sem critérios pedagógicos claros
3-Nos termos do Parecer 67/98 quais são as finalidades do Conselho de Série e Classe nas escolas públicas estaduais paulista?
R= I - possibilitar a inter-relação entre profissionais e alunos, entre turnos e entre séries e turmas; II - propiciar o debate permanente sobre o processo de ensino e de aprendizagem; III - favorecer a integração e seqüência dos conteúdos curriculares de cada série/classe; IV- orientar o processo de gestão do ensino
4-Segundo o autor, como o professor vêem a participação de alunos no CSC e como os alunos se portam nessas reuniões?
R=A participação do aluno no Conselho de Classe e Série, quando ocorre, ainda é centrada na observação passiva do processo avaliativo. Da parte dos alunos ainda permanece o medo de manifestar-se acerca do desempenho pedagógico dos professores.
5-Como ocorriam as reuniões de CSC na escola investigada? Destaque os pontos que atendiam e os que não atendiam ao Parecer 67/98.
R= O CSC reunia-se ao final de cada bimestre do ano letivo, mais centrado no cumprimento da exigência burocrática do