Estudo sobre: O Tabernáculo De Davi
1.Introdução
O Tabernáculo de Davi foi estabelecido logo após Davi ter sucedido Saul como rei; a arca do concerto, que representava a presença e o poder de Deus, havia sido capturada pelos filisteus retornaram-na a Quiriate-Jearim, onde ela permaneceu na casa de Abinadabe (1Samuel 4:1 e 7:1). Davi desejava a presença manifesta de Deus com ele e com o povo de Israel, então ele procurou levar a arca para Jerusalém e colocá-la numa tenda no Monte Sião (2Samuel 6 , Crônicas 13 e Crônicas 16).
Anteriormente à sua captura, a arca havia sido alojada no tabernáculo de Moisés, localizado na câmara interior chamada de o Santo dos Santos; lá não era permitida a entrada de ninguém, exceto ao sacerdote, que podia adentrar uma vez por ano, tendo de salpicar o sangue de um animal sobre o propiciatório, que cobria a arca Hb 9:1, 7; povo podia se aproximar somente até o pátio externo do tabernáculo para apresentar seus sacrifícios e adorar a Deus.
O Tabernáculo de Davi marcou uma mudança revolucionária daqueles sistemas que separavam Deus do povo, sem violar o espírito da lei de Moisés. Davi cultivou um espírito de intimidade, novamente entre o povo e o Senhor.
2. O Significado da Restauração do Tabernáculo de Davi
O grande significado do Tabernáculo de Davi está no fato de que a arca, a verdadeira presença de Deus, estava de volta entre o povo de Jerusalém. O povo foi ensinado por Davi a adorar a Deus com louvores, ações de graça e júbilo; foram ordenados uns dezesseis ministérios para atuar vinte e quatro horas por dia, sete dias na semana e nenhum desses ministérios estava relacionado com culpa ou condenação, e todos refletiam o reconhecimento da misericórdia, da bondade de Deus e da incondicional aceitação de todos que se aproximam Deus na fé.
A restauração de Davi, hoje em dia, significa largar o legalismo, a mentalidade de julgamento e de condenação, voltando-se para o povo sofrido da igreja e do mundo com os braços abertos de um