Estudo sobre o impacto das consultorias tecnológicas na produtividade das micro e pequenas empresas
De: Denise Dumke de Medeiros e Ana Regina Bezerra Ribeiro
Este trabalho foi desenvolvido através de várias consultorias realizadas pelo CIN (Centro de Inovação e Negócio) em parceria com o SEBRAE. É o resultado de uma pesquisa aplicada que tem como fundamento medir os resultados das consultorias tecnológicas em relação ao impacto sobre a produtividade das MPE´s (Micro e Pequenas Empresas). A amostra da pesquisa foi de 238 empresas representando 41% da população da pesquisa. O grau de sucesso da mesma foi considerado bom por 63% dos entrevistados.
As MPE´s têm uma importância na economia do país, devido a absorção muito grande da mão-de-obra (cerca de 70%) e uma participação no PIB de aproximadamente 21%. Devido a grandes probabilidades que as MPE´s enfrentam como, ambiente competitivo, mudanças freqüentes, a taxa de mortalidade ainda é grande. Por isso, a saída para estas empresas é investir no novo, e é ai que os consultores como uma maneira de propor uma saída para a sobrevivência das mesmas. Como forma de exemplificar o resultado da pesquisa, a maioria dos entrevistados consideram os resultados da consultoria como bons. O que notou-se como positivo foi a qualidade dos serviços dos consultores, fazendo com que o CIN investisse na qualificação de seus profissionais.
Analisando o estudo por área que obteve maior concentração na implantação do projeto foi a de “Melhoria do Processo Produtivo”. Em seqüência vem a de “Capacitação Tecnológica”, “Layout” e “Qualidade”. Estas áreas obtiveram bons resultados e a necessidade de continuidade em alguns casos dos projetos. As áreas de desenvolvimento de novos produtos obtiveram 80% de resultados bons e excelentes. A área mais problemática apresentada pela pesquisa foi a “Implementação da linha de produção”, pois 44.4% dos entrevistados consideravam as implementações razoáveis ou ruins pois a falta de recursos