Estudo sobre usb - universal serial bus
O barramento USB permite a conexão máxima de até 127 dispositivos em uma única porta. Para isso ser possível utilizá-se de HUBs conectados em cascata. Normalmente cada HUB USB dispõe de 4 a 8 portas onde podem ser plugados mais HUBs ou dispositivos.
Alguns Hubs não tem fontes externas, estes são parasitas, alimentam-se da própria corrente do barramento USB. Se um dispositivo tentar consumir mais corrente do que o Hub pode fornecer através de uma de suas portas, o b d f é d d mesmo permanecerá conectado fisicamente ao barramento, mas não poderá se comunicar.
Num sistema USB existe apenas um HOST, os demais componentes são os Hubs e os dispositivos (função). Na figura abaixo temos 5 fileiras contando a partir do Host. Na especificação da norma USB 1.1 fala-se que podemos enfileirar até 4 dispositivos/Hub após o Root Hub, como mostra a figura abaixo(Hub1, Hub2, Hub4 e Node). Já na versão Hub abaixo(Hub1 Hub2 Node) USB 2.0 é possível enfileirar até 6 dispositivos/Hub sem contar o Root Hub. O comprimento máximo do cabo USB é de 5m.
O host USB se comunica com os dispositivos através do seu controlador (chipset e outros componentes). São responsabilidades do host:
◦ ◦ ◦ ◦
Detectar a inclusão e remoção de dispositivos; Gerenciar o fluxo de controle de dados entre os dispositivos conectados; Fornecer alimentação (tensão e corrente) aos dispositivos conectados; Monitorar os sinais do bus USB.
Codificação NRZI: Bit 1 é ç representado pela mudança de estado. D+ e D- entrelaçados para diminuir a interferência.
Permite ao Host detectar a conexão ou desconexão de dispositivos à porta USB
Bus-powered: O dispositivo é alimentado pelo