Estudo sobre Timoteo
Estudo sobre Timóteo.
PREPARANDO O DISCÍPULO PARA O MINISTÉRIO
Texto: Atos 16.1-3
“E chegou a Derbe e Listra. E eis que estava ali um certo discípulo por nome Timóteo, filho de uma ju- dia que era crente, mas de pai grego, do qual davam bom testemunho os irmãos que estavam em Lis- tra e em Icônio. Paulo quis que este fosse com ele; e tomando-o, o circuncidou, por causa dos judeus que estavam naqueles lugares; porque todos sabiam que seu pai era grego.”
A passagem acima nos fornece as características básicas de um discípulo que se tornará um líder pas- toral. Paulo, em sua segunda viagem missionária chega a Listra, a cidade natal do jovem Timóteo, que, na ocasião tinha seus 17 ou 18 anos. Nessa altura Paulo e Barnabé já estavam separados. Com esta separação, Silas passou a assumir a função de assistente de Paulo.
Listra era uma aldeia cujo povo era muito supersticioso. Havia ali uma lenda de que Júpiter e Mercúrio tinham vindo àquela região como homens. Quando Paulo e Barnabé (por ocasião da primeira viagem missionária) curaram ali um coxo, os habitantes, então,acharam que eles eram os deuses que estavam se apresentando como homens e quiseram até oferecer-lhes sacrifícios (Atos 14.6-20). Nesta ocasião houve a conversão da mãe de Timóteo (quando Timóteo tinha 15 ou 16 anos). Agora ao retornarem, Paulo e Silas encontram Timóteo, e Paulo lhe oferece uma oportunidade única: ter um bom começo no ministério.
O que é necessário para se ter um bom começo no ministério?
Timóteo era um jovem motivado, disposto a trabalhar e ansioso para começar!
Como podemos motivar alguém para trabalhar?
Como identificamos alguém que está disposto para trabalhar?
Quais são os cuidados que uma pessoa que está ansiosa para trabalhar deve tomar?
Timóteo Não era uma figura de destaque na igreja local de Listra, ele era “apenas” um simples jovem de boa família. Lembre-se que Timóteo está