Estudo sobre PEX
Por Carlos Fernandes & Túlio Martins
Campina Grrande,
Julho/2010
Sistemas PEX
1. Introdução
O sistema PEX predial de instalações hidráulicas composto por tubos flexíveis que pode ser utilizado tanto para água fria quanto para água quente. Também pode ser utilizada em sistemas de aquecimento solar, ar condicionado e sistemas de refrigeração e calefação. É formado por um conjunto de produtos constituído de tubos de polietileno reticulado flexível, os tubos PEX, e conexões metálicas, para execução completa de instalações hidráulicas (colunas, recalque, ramais e sub ramais).
Cada trecho PEX é composto por dois tubos flexíveis à semelhança de um sistema de uma instalação elétrica. Na instalação elétrica os condutores de eletricidade (fiação) partem de um quadro de distribuição de luz e força (QDLF) dentro de eletrodutos até os pontos de consumo (tomadas, pontos de luz, etc.).
No sistema PEX o tubo flexível de polietileno reticulado, responsável por conduzir a água é introduzido em um tubo de maior bitola, em polietileno de baixa densidade, também chamado de tubo bainha, que serve de guia, a semelhança do eletroduto com a sua fiação interna. A distribuição de água dentro de um ambiente é feita a partir de um distribuidor também chamado de manifold que pode ser comparado a um pequeno barrilete (Figura 1). Em uma futura manutenção é só substituir o tubo PEX do ponto do manifold até o ponto de consumo sem quebrar revestimentos e paredes.
Figura 1a – Esquema de instalação PEX em um WCB com água quente
(tubulação vermelha) e fria (tubulação azul)
O polietileno é uma resina plástica composta de macromoléculas lineares constituídas de hidrogênio e carbono em ligações alternadas. A reticulação é um processo que consiste na retirada do hidrogênio do sistema, fazendo com que o material resultante das novas ligações espaciais carbono-carbono adquiram propriedades comerciais para determinados produtos industriais.
A vantagem