Estudo sobre ferramentas virtuais de pesquisa
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPANHOL/LITERATURAS
ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS VIRTUAIS DE PESQUISA
DANIELLE DA SILVA HOCHMÜLLER ALVES
Itaqui – 2010
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA
UNIVERSIDADE ABERTA DO BRASIL
CURSO DE ESPANHOL/LITERATURAS
ESTUDO SOBRE FERRAMENTAS VIRTUAIS DE PESQUISA
DANIELLE DA SILVA HOCHMÜLLER ALVES
Trabalho avaliativo como requisito parcial para aprovação na disciplina de Instrumentalização para Acesso à informação
Orientadora: Profª. Karla Marques da Rocha
Itaqui, RS - 2010 Diferença entre ambiente de aprendizagem, biblioteca virtual e portais educacionais
Ambientes digitais de aprendizagem são ferramentas desenvolvidas para serem usadas através da internet, permitindo a integração de todo o tipo de mídias, linguagens e recursos, além de possibilitar a apresentação de informações de forna organizada e interativa.
A criação de comunidades foi facilitada pelos ambientes de aprendizagem, pois estes foram desenvolvidos principalmente para tal fim, sejam esses de aprendizagem ou não. Prova disso é que encontramos atualmente na Internet diversos softwares de agregação de pessoas, as denominadas Redes Sociais. Além desses, outros softwares como TelEduc, Moodle, Solar, Sócrates,Webcaf dentre outros, ganham espaço no cotidiano dos educadores virtuais pelo fato de possibilitarem fácil manuseio, controle e aplicação de aulas, discussões, apresentações, enfim, atividades educacionais de forma virtual.
Outro exemplo de Ambiente de aprendizagem, que também tem papel de Biblioteca Virtual, são os sistemas eletrônicos judiciários, ou seja, o Processo Eletrônico – E-Process, que possibilita uma interessão entre partes, advogados e magistrados, tudo de forma virtual.
Por esse motivo, as Bibliotecas virtuais têm como conceito