Estudo sobre Botânica
Em Julho de 2014, a turma do terceiro ano do Ensino Médio realizou um estudo de campo no Parque da Gruta onde foi analisado como funciona, na prática, o organismo dos seres que compõe o Reino Vegetal e Fungi e seus respectivos habitats. Nossa primeira parada foi na Praça Getúlio Vargas, onde analisamos o ambiente natural urbano, para que, mais tarde, conseguíssemos notar as diferenças existentes entre o ambiente urbano e os outros ambientes, principalmente no que diz respeito aos vegetais. Percebemos que neste local, o ambiente natural está sofrendo grandes alterações, o que é resultado dos impactos das ações dos seres humanos. Com essas alterações, animais e plantas são obrigados a se adaptarem ao ambiente também, caso contrário, a chance deles não sobreviverem é grande. Após essa parada, seguimos em direção ao Parque da Gruta e fomos analisando os seres vivos existentes no caminho. Aprendemos que apesar de muitas pessoas não saberem, ao nosso redor, existem seres vivos com grande utilidade para os seres humanos, como o fungo cicatrizante encontrado ou até mesmo as pinhas dos Pinheiros. Na Gruta, observamos o ambiente natural pouco alterado, sendo possível, desta forma, aprofundarmos nosso estudo de acordo com aquilo que aprendemos em sala de aula. Lá, vimos fungos, vegetais, animais, rochas e tudo aquilo que compõe a natureza.
OBJETIVO
Ao realizar qualquer atividade, sempre tem-se um propósito, um objetivo. Com o nosso estudo de campo no Parque da Gruta não foi diferente. Entre os objetivos, podemos citar os principais:
* Comprovar o que foi estudado em sala de aula. Ao longo do primeiro trimestre foi realizado o estudo sobre Botânica. A partir disso, foi muito discutido sobre os tipos de árvores, flores, frutos e sementes, bem como suas relações e condições de sobrevivência. Com a saída da escola pudemos "colocar a mão na massa" e perceber que tais assuntos acontecem no mundo real da forma que aprendemos;
* Desmistificar