Estudo sobre agentes quimicos em estruturas metalicas
PROCESSO, AGENTES QUIMICOS ENVOLVIDOS E SOLUÇÕES
Paulo Luiz Ecco – Arquiteto e Urbanista
Diego Parizotto – Engenheiro Químico
RESUMO:
O presente trabalho vem a relatar o processo de pintura de estruturas metálicas pesadas, fabricadas numa Indústria localizada na cidade de Chapecó, Santa Catarina, descrevendo desde a preparação para pintura, até a secagem da tinta.
1 A PINTURA DE ESTRUTURAS METÁLICAS
A pintura vem sendo usada no decorrer dos séculos para revestir superfícies a fim de dar maior durabilidade as mesmas, protegendo de agentes externos e do tempo. É usada em grande escala em diversos ramos devido ao seu custo benefício (baixo preço e alto desempenho).
Na fabricação de estruturas metálicas a pintura é utilizada em larga escala, pois além dos benefícios normais citados acima ela possui outro benefício, pode dar o acabamento esperado com a espeçura de 80 micras, inferior a 1 milímetro, podendo assim manter a precisão milimétrica adotada por esse setor da construção civil.
2 O PROCESSO DE PINTURA
Na Indústria onde foi realizada a pesquisa, o processo de pintura se dá em 3 setores distintos, separados para proporcionarem um melhor acabamento das peças e segurança dos trabalhadores. Os setores são denominados pela empresa de Setor de Preparo, Setor de Pintura e Secagem. No Anexo I podemos ver como eles estão separados dentro do layout da Indústria.
2.1 SETOR DE PREPARO
No setor de preparo as peças são preparadas para a pintura, para isso elas são jateadas com um material de decapagem. O utilizado na Indústria é a granalha de ferro, um dos materiais mais utilizados no mercado por indústrias desse ramo, pois tem um baixo custo operacional, velocidade de limpeza e uniformidade no acabamento com menor desgaste das peças (acabamento desejado com apenas 20 micras de espessura).
O processo de decapagem utilizando esse material é feito dentro de câmara especial preparando a superfície para receber a tinta retirando