Estudo setor textil
CENTRO DE CIÊNCIAS TECNOLÓGICAS
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
ÁCIDOS UTILIZADOS NAS INDUSTRIAS
VILMAR RANGHETTI JUNIOR
BLUMENAU
2012
Ácido sulfúrico (H2SO4): é um ácido forte (altamente corrosivo). Economicamente é o acido mais importante na indústria química, consumido em enormes quantidades na indústria petroquímica, na fabricação de papel, corantes e baterias de automóveis. Uma das principais propriedades do ácido sulfúrico é a ação oxidante e desidratante quando concentrado. Ele carboniza os hidratos de carbono - como os açúcares, o amido e a celulose. Isso ocorre por causa da desidratação desses materiais.
Ácido fosfórico (H3PO4): é um acido fraco. É o ácido de fósforo mais importante. A partir do ácido fosfórico derivam-se o ácido difosfórico ou pirofosfórico, o ácido metafosfórico e o ácido polifosfórico. Nome: Fosfato de hidrogênio. É muito solúvel em água e solúvel em etanol. O ácido fosfórico é muito deliquescente e é geralmente fornecido como uma solução aquosa concentrada a 85%. É o derivado de fósforo mais importante comercialmente, respondendo por mais de 90% da rocha fosfática que é extraída. Seus principais usos são: Indústria de fertilizantes, Indústria de produção de sal mineral para alimentação animal, Indústria de bebidas, Usina de açúcar, Indústria farmacêutica, Formulação de detergentes. Os sais (fosfatos e superfosfatos) derivados deste ácido têm grande aplicação como fertilizantes na agricultura.
Ácido fluorídrico (HF): O ácido fluorídrico é empregado na fabricação de vidros despolidos e o flúor elementar é adicionado em pequenas quantidades em dentifrícios e na água dos reservatórios urbanos, pois ajudam a prevenir as cáries dentárias. Esse ácido possui a capacidade de corroer o vidro, sendo por isso armazenado apenas em frascos de polietileno.
Ácido nítrico (HNO3): Depois do ácido sulfúrico, o ácido