Estudo Rei Asa
REI ASA
INCONSISTÊNCIA EM SERVIR A DEUS.
BARRA VELHA/SC
2014
INTRODUÇÃO
O presente trabalho refere se ao rei Asa, este que teve um reinado de bênçãos, prosperidade e vitórias porque confiou em Deus e obedeceu a sua Palavra – “o coração de Asa foi perfeito” (2 Crônicas Cap 14-16). Mas no final do seu reinado ele caiu em desobediência e teve suas drásticas conseqüências. Um triste fim que nos faz refletir a permanecer firmes diariamente e confiar somente em Deus e obedecer sempre a sua Palavra.
REI ASA
Asa foi o terceiro rei de Judá após o cisma (divisão/separação política e religiosa) de Israel. Filho de Abias e de Maaca. Reinou 41 anos sobre Judá em Jerusalém (912-871aC).
COMBATE A IDOLATRIA
Durante seu reinado Asa foi exortado pelo profeta Azarias, filho de Odede, a conduzir o povo de maneira a observar os mandamentos Divinos e a esforçarem se na fidelidade para que houvesse uma grande recompensa da parte de Deus. Então Asa, aboliu a idolatria em Judá e acabou com a prostituição sagrada. Até mesmo a Rainha Maacá, mãe de Asa, foi deposta por estar envolvida com a idolatria, ela adorava Aserá, que era deusa da fertilidade, do amor e da guerra, Maaca tinha feito um horrível ídolo de Aserá, e por isso, Asa não permitiu que ela fosse rainha de Judá, e mais, ele próprio queimou o ídolo que sua mãe adorava junto ao ribeiro de Cedron. E por isso seu reino viveu tempos de paz. Durante o período em que a terra esteve em paz o Rei Asa pode edificar cidades fortificadas em Judá. Tal prevenção do Rei Asa permitiu que Judá prosperasse durante um longo período.
A GUERRA, PLANO DE DEFESA
Durante o período em que a terra esteve em paz o Rei Asa pode edificar cidades fortificadas em Judá. Tal prevenção do Rei Asa permitiu que Judá prosperasse durante um longo período.
O Rei Asa tinha à sua disposição quinhentos e oitenta mil homens