Estudo pscanalise
ELBIS NASCIMENTO SOUSA
CURSO DE FORMAÇÃO EM PSICANÁLISE
O METODO PSICANALITICO
O método utilizado até hoje para uma análise psicanalítica, adotado por Freud. Transporta ao conhecimento de que a forma e maneira como se faz, através de uma teoria sobre os processos anímicos e um procedimento de investigação, perdurando no mesmo processo. De um modo geral não podemos utilizar a psicanálise sem o compreendimento da ciência. Por se tratar de uma forma certa e concreta sem erros, onde a ciência trás em seu papel, a interpretação dos fatos. Analisando o caso fático da psicanálise, entendemos que não se trata de algo concreto e sim de uma interpretação antropológica. Por esta razão á varias criticas sobre a incapacidade da eficácia dos métodos utilizados por Freud, não obstante a cientificidade da psicanálise e o que preocupa, sobre o método de pesquisa, afirmando que seria incapaz de garantir o objetivo final de suas observações.
Já no entendimento de Heidegger, afirma que pela ciência, o manejo do serviço esta entrelado na pura observação, tanto das descobertas e aberturas tendo como foco o “Ver” considerando que regula todos os demais dispositivos. O que faz com o trabalho da pesquisa cientifica que seja controlado afirmando, descobrindo algo que já sabe. Conduzindo ao pesquisado utilizando de paciência, no que fará “Ver” o seu objetivo final.
Em 1886, o sentido da psicanálise, através do trabalho de fazer falar e fazer ouvir surgiu equiparado juntamente com a obra de Freud. Uma forma originaria e fundamentalmente trabalho recuperado dos gregos como Práxis. Freud concluiu como forma eficaz para enfermidades neuróticas, utilizando uma forma própria à meta psicologia a forma, ou melhor, o trabalho utilizado na psicanalise se faz em fazer falar e fazer ouvir, uma regra fundamental que chega ao objetivo final da elucidação da qual o trabalho se dá. Com um convite explicito para que o analisando fale a regra é a associação livre, na espera de uma fala