Estudo prova de Economia
A Ciência Econômica é considerada como uma ciência humana que preocupa-se basicamente com a administração dos recursos relativamente escassos associada às necessidades humanas ilimitadas.
De acordo com a Pirâmide Maslow, as Necessidades Humanas são colocadas em uma pirâmide, onde as necessidades fisiológicas do homem estão em sua base, seguidas das necessidades relacionadas ao social (educação, saúde, transporte) que se ampliam às relacionadas ao ego (status social, luxos, etc). Seguindo esse raciocínio, caberá aos agentes econômicos, empresas e Governo o atendimento destas necessidades correntes onde, o Governo oferece os serviços e os bens públicos e as empresas a produção de bens e serviços. Entretanto, nem sempre as empresas e o Governo poderão atender a essas necessidades, pois há restrições de ordem orçamentária ou limitação científica.
Para o entendimento da existência da ciência econômica, precisamos saber que o problema econômico central que impera sobre este sistema econômico é: como atender às necessidades humanas ilimitadas se os recursos são relativamente escassos?
Concluí-se que este sistema econômico interage com o resto do mundo e vice-versa porque na medida que os bens se tornam escassos em nosso país, temos a necessidade de importa-lo.
Tipos de Bens e Serviços:
Bens duráveis;
Bens semiduráveis;
Bens não duráveis e serviços;
Bens e serviços públicos;
Este mercado de serviços é dividido em setores:
Primário: pesca, agricultura, extrativismo
Secundário: Indústria
Terciário: comércio e serviços
Quaternário: Informação
Produto Interno Bruto é a soma de bens e serviços produzidos no Brasil, considerando todos os setores. As micro e pequenas empresas representam, no Brasil, 98% das empresas formalizadas, empregando 57% por cento da mão de obra formal ocupada e representando mais de 20% do PIB, sendo que, mundialmente, surge como tendência para a geração de novos empregos e rendas.
Atualmente o