Estudo para avalia o de Historia Geral da Economia
Anotações de aula:
24/02/2015
Weber e Sombart: O capitalista surge sob a visão e valores protestantes (trabalho e busca de ascensão e riqueza), enquanto o feudalismo é irracional, o capitalismo possui racionalidade e seu indivíduo é calculista e ambicioso.
Henri Pirenne: O capitalismo é uma organização que surge na cidade com o intuito de suprir as necessidades de um mercado distante. Nessa nova forma de sistema comercial, a economia monetária é mais presente no ambiente urbano, onde se concentra como espaço de trocas.
Marx: Não tem haver com o espírito capitalista, tão pouco com a intensificação do uso da moeda (que já era, de fato, muito usada). E sim de um determinado modo de produção, pelo qual se definia a propriedade dos meios de produção e as relações ligadas à esse processo. Em outras palavras, o capitalismo nada mais é do que o momento de divórcio entre o produtor e os meios de produção. Nesse ambiente¹ econômico, o salário que rege o capitalismo.
¹Marx afirma que o capitalismo surgiu no campo.
26/02/2015
“Todo produto é resultado de uma força de trabalho e de uma relação baseada na exploração desta força. O valor deste produto agrega, além do valor de uso, o de troca comercial no capitalismo.”
Sombart diz que o espírito que inspira o capitalismo é a busca racional pela riqueza e empreendedorismo, comportamento sóbrio e calculista que se encontrava nos burgueses protestantes.
Marx traz a ideia da relação entre quem vende sua força (explorado) e quem a compra (explorador), formando um contrato social com fim de produção. A diferença entre o salário do trabalhador e seu tempo e força gastos é chamada, pelo autor, como mais-valia.
03/03/2015
Feudalismo: modo de produção baseado na servidão. O produtor retêm os meios de produção e todo excedente é pago ao senhor. Não há destinação de produto nesta relação.
Motivos para o declínio do Feudalismo
Transformação de feudalismo para capitalismo
Pirenne