Estudo Orientado
Dentro dos textos indicados pude perceber que essa orientação de Neruda está diretamente ligado a uma questão sempre debatida dentro do texto ‘ Metáfora – uma visão funcionalista’.
Fala que a metáfora uma transcrição de gênero para a espécie e da espécie para o gênero.
Creio que quando o Neruda dá esse concelho a Mario isso está ligado ao modelo difundido no texto. Os chamados frames que posso explicar como sendo um modelo, um conjunto de associações que podemos fazer partindo de um mesmo lugar.
O Neruda queria fazer Mario compreender que ele tinha que associar, baía a agua, a barco, a pesca e a maresia. Isso acabaria remetendo em algum momento a uma metáfora para o inexperiente Mario.
Quando Neruda diz a Maria para caminhar na baia ele quer que ele através do seu conhecimento de mundo (já que o pai de Mario era pescador) ele pudesse fazer uma construção de sentido.
2- Mario era de uma simplicidade cativante e isso fez dele pra mim uma pessoa admirável.
Um homem sem tanto conhecimento conseguiu internalizar de maneira excelente a essência da natureza poética.
Escreve-se poesia em qualquer forma, sobre qualquer coisa.
Mas Mario decidiu escrever em forma de desenho. Uma poesia para Beatrice sua amada. Ela era jovem, bonita e sexy, e de maneira única conseguiu hipnotizar Mario. Quem em sua essência pura desenhou seus lábios comprando-os a lua redonda, brilhante, única e magnifica. Para Mario Beatrice era a maior e melhor beleza da ilha onde moravam.
Ele tinha a capacidade de ver as coisas como elas realmente eram sem pretensão de ser grande ou famoso e isso fez dele único.