Estudo orientado i
Neste trabalho pretendemos compreender a importância do ambiente na educação infantil. Neste contexto, está importância se deu ao fato de compreender que o ambiente pode promover ou inibir o desenvolvimento infantil. Porém, hoje sabemos que o ambiente onde as crianças se inserem são fatores de desenvolvimento e aprendizagem e, consequentemente, merecem toda a nossa atenção. Foi o que mim motivou a escolha do tema a importância do ambiente na educação infantil da escola Municipal Antônia Eurli de Brito, foi por observar a ausência de um ambiente adequado para a educação infantil, neste sentido, sabemos de toda precariedade e pouca importância de um ambiente adequado para educação infantil.
Pois, no Brasil essa discursão já vem de longa data. Outro fator importante, para minha decisão é que já tenho leituras que aborda esse tema. Já escrito por dois importantes educadores que muito contribui para isso. (Fröebel (Alemanha, 1837) e Montessori (Itália, 1907). Nessa relação, ambiente e educação, esses autores acreditavam, que a escola para a criança pequena deveria ser um ambiente onde as crianças pudessem ter contato com a natureza.
Segundo esse entendimento de ambiente, é importante despertar que na organização do ambiente especial devera existir um espaço, onde as crianças possam movimenta-se com amplitude. Pois normalmente os que percebemos nas organizações de um ambiente são: mesas cadeiras ocupando o espaço central, o que impõem as crianças a permanência em uma mesma posição.
Porém, nesse contexto sabemos das dificuldades, que podemos enfrentar, pois muitos aspectos relacionados ao meio ambiente de instituições envolvem políticos públicos de financiamento para educação. Principalmente para a educação infantil que não tem ainda o reconhecimento que merecem, com primeira etapa básica do ensino. Nos podemos juntos com os pais, a comunidade e os órgãos responsáveis encontramos alternativas que melhore o ambiente na educação infantil.
2 OBJETIVOS