estudo geotecnico
CURSO: ENGENHARIA CIVIL – ECI
TURMA: 4NB
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE:
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DE MATERIAL CEDIDO PELA DOCENTE DA DISCIPLINA
LANYELLE FREITAS DE OLIVEIRA
LIZA ALEXANDRA V. MAGALHÃES
LUCAS DAMIÃO E. PEREIRA DE FREITAS
VITÓRIA AUGUSTA F. MONTENEGRO
MOSSORÓ – RN
JUNHO/ 2014
ATIVIDADE EXTRA-CLASSE:
ELABORAÇÃO DE QUESTÕES A PARTIR DE MATERIAL CEDIDO PELA DOCENTE DA DISCIPLINA
Questão 01: A anisotropia define-se como a condição de variabilidade de propriedades físicas e mecânicas de um corpo rochoso ou mineral segundo direções diferentes, como, por exemplo, a variação do módulo de deformabilidade e da resistência à compressão simples nas rochas com xistosidade ou foliação, e a variação da velocidade de propagação de ondas sísmicas em massas rochosas estratificadas segundo direções diferentes. (Página 21 apostila propriedades, índice e classificação das rochas).
Dadas as proposições sobre o texto:
Uma isotropia perfeita é geralmente difícil de encontrar nas rochas.
O comportamento elástico de um meio contínuo anisotrópico depende em geral de 21 coeficientes independentes cuja determinação experimental é muito difícil de realizar de modo completo.
Para identificar o tipo de anisotropia da rocha, é feito um ensaio de compressão isotrópica realizado sobre uma amostra cúbica de rocha instrumentada com extensómetros.
A textura da rocha resultante de processos geológicos, o estado de fissuração e a existência de planos de descontinuidade não contribuem para a anisotropia das rochas.
Verifica-se que:
Apenas i, ii e iii são verdadeiras.
Apenas i e ii são verdadeiras.
Apenas iii e iv são verdadeiras. ii e iv são verdadeiras apenas.
Nenhuma das alternativas anteriores.
Questão 02: Nas propriedades químicas das rochas a reação de alguns minerais reativos com os álcalis livres do cimento Portland (que estão dissolvidos nos poros de concreto) forma um gel higroscópico expansivo, causando expansões, movimentações