Estudo fragmento do filme “A moça do brinco de pérola”
Max Weber
O sociólogo tinha a convicção de que as concepções religiosas têm um papel preponderante na condução econômica de uma sociedade e, conseqüentemente, são também causa das transformações econômicas que ocorrem nestas sociedades.
Em seus estudos, Weber fez uma comparação entre as diversas sociedades ocidentais, local de origem do capitalismo, e as sociedades orientais, onde nenhum sistema econômico parecido havia se desenvolvido. Depois de exaustivas análises, concluiu que o protestantismo, mais especificamente o calvinismo, foi o fator principal do desenvolvimento do capitalismo.
O capitalismo segundo Max Weber
O capitalismo é definido pela existência de empresas, cujo objetivo é produzir o maior lucro possível, e cujo meio é a organização racional do trabalho e da produção. É a união do desejo de lucro e da disciplina racional que constitui historicamente o traço singular do capitalismo.
Protestantes
O princípio da predestinação absoluta seria o responsável por explicar o destino dos homens na Terra. Tal princípio defendia a idéia de que, segundo a vontade de Deus, alguns escolhidos teriam direito à salvação eterna.
A ética protestante, também chamado de ética do trabalho, é um código de moral baseada nos princípios de disciplina, trabalho duro, e individualismo.
O Calvinismo tem como principal temática a da predestinação, que segundo a teologia, o homem foi criado por Deus com um destino traçado, ou seja, a condenação ou a salvação.
Quanto mais “privilegiada” uma pessoa fosse, daí entende-se os mais ricos, com mais posses, bons negociantes, etc. seriam então as pessoas escolhidas para a salvação. E, ao contrário disto, os pobres e desafortunados eram escolhidos para a perdição.
Ia-se contrário ao pensamento católico do livre-arbítrio, onde o indivíduo, por sua própria liberdade e autonomia sobre seus atos tecia sua