Estudo etnográfico - Nerds
Alunas : Carolina Reis, Laila de Souza e Lívia ferreira
Disciplina : Antropologia Da Comunicação
Grupo estudado: Nerds
Introdução
Este estudo etnográfico foi feito a partir da observação e participação dentro de ambientes caracterizados como “nerds”. O nosso objetivo é compreender o termo “nerd” e os nerds propriamente ditos.
Para analisarmos nosso objeto de estudo adentramos em seu cotidiano de maneira profunda. Saímos para lugares de seu nicho, assistimos alguns dos seus filmes preferidos, ouvimos podcasts e navegamos nos sites mais conhecidos entre os nerds.
O que nos levou a pesquisar sobre tal assunto foi a evolução do grupo e sua expansão. Os nerds estão em toda parte e não há quem não tenha pelo menos um amigo que seja. Além da “ascensão” o que nos chamou a atenção foi a quebra dos estereótipos.
Antes de esmiuçar sobre o grupo em estudo, vamos saber o significado e a origem do termo “Nerd”.
Segundo o wikipedia:
“Nerd (para a língua portuguesa do inglês estadunidense nerd, pronuncia-se AFI: [ˈnɝːd], "nâa(r)dz") é um termo que descreve, de forma estereotipada, muitas vezes com conotação depreciativa, uma pessoa que exerce intensas atividades intelectuais, que são consideradas inadequadas para a sua idade, em detrimento de outras atividades mais populares. Por essa razão, um nerd muitas vezes não participa de atividades físicas e é considerado um solitário pelas pessoas. Pode descrever uma pessoa que tenha dificuldades de integração social e seja atrapalhada, mas que nutre grande fascínio por conhecimento ou tecnologia.
A expressão é utilizada desde o final da década de 1950 no Massachusetts Institute of Technology (MIT). Também há uma versão na qual a palavra derivaria de Northern Electric Research and Development (Departamento de Pesquisa e Desenvolvimento da companhia Northern Electric do Canadá, hoje Nortel), ou seja, atribuída àqueles indivíduos que trabalhavam no laboratório de tecnologia,