Estudo dos Pronomes
Estudo dos Pronomes
Alunas:
Adriene de Almeida Lima RA:
Ana Paula de Oliveira Frigini RA: 131001143-2
Turma: 0305-A
Ji-Paraná, 2015.
INTRODUÇÃO
O uso dos pronomes causa grande dúvida tanto na escrita como na fala da maioria das pessoas. Através deste trabalho pretendemos mostrar a importância dos pronomes, sua utilização de forma correta e como podemos usá-los da melhor forma possível em nossos textos.
1- Pronomes
Os pronomes Dividem em duas grandes classes: Substantivo (é o pronome que substitui o nome), e adjetivo (é o pronome que acompanha o nome, juntando-lhe a característica). Há seis espécies de pronomes: Pessoais, possessivos, demonstrativos, indefinidos, relativos e interrogativos.
1.1- Classificação dos Pronomes
1.1.1- Pronomes pessoais: São palavras que substituem os substantivos ou os determinam, indicando a pessoa do discurso. Pessoa do discurso é a que participa ou é objeto do ato da comunicação. São aqueles que correspondem a três pessoas gramaticais:
1ª pessoa- eu, nós (quem fala)
2ª pessoa- tu, vós (com quem se fala)
3ª pessoa- ela, ele, elas, e eles (de quem se fala)
Os pronomes pessoais subdividem-se em: retos, oblíquos e de tratamento. Os que representam o sujeito se chamam retos; os que representam o complemento se chamam oblíquos. Um pronome que se usa no trato cerimonioso das pessoas chama-se pronome de tratamento.
Exemplos:
1.1.1.1- Oblíquos: Ainda hoje a revejo com os olhos da infância.
1.1.1.2- Retos: Que idéia tenho eu das coisas?
1.1.1.3- Tratamento: Vossa Excelência, senhor prefeito, aprova a medida?
1.1.2- Pronome Possessivo: São aqueles que se referem às pessoas do discurso, dando-lhe posse de alguma coisa. E flexiona em gênero e número concordando com o possuidor.
Exemplo:
Meu relógio estava atrasado.
A palavra meu informa que o relógio pertence à 1ª pessoa (eu).