Estudo dos leucocitos
Os leucócitos, muito conhecidos como glóbulos brancos, são células arredondadas e nucleadas. São produzidos na medula óssea e na maioria das vezes são bem maiores do que as hemácias.
Essas células são responsáveis pela defesa do organismo, formando um verdadeiro exército contra microrganismos patógenos e qualquer outra substância estranha que venha a se instalar em nosso corpo, como vírus, bactérias, parasitas ou proteínas diferentes das do corpo. Os leucócitos também são responsáveis pela limpeza do organismo, destruindo células mortas e restos de tecidos.
Os leucócitos são classificados, de acordo com a sua estrutura vista em microscópio óptico, emgranulosos e agranulosos. Existem três tipos de leucócitos granulosos: os neutrófilos, oseosinófilos e os basófilos; enquanto os leucócitos agranulosos podem ser de dois tipos: osmonócitos e os linfócitos.
Tipos de Leucócitos
Neutrófilos: Quando estão suspensos no plasma, os neutrófilos são células redondas com aproximadamente 12 u m de diâmetro. Estas células possuem o citoplasma finamente granular no centro do qual se encontra um núcleo segmentado. Esse núcleo é formados por 2 a 5 lóbulos ligados entre si por finas pontes de cromatina. A cromatina encontra-se compactada no núcleo e assume esta forma já que estas células não podem dividir-se. Os neutrófilos maduros apresentam um complexo de Golgi pequeno e algumas mitocôndrias. Os grânulos dos neutrófilos contém lisossomos, os quais fornecem energia para digerir o material englobado, tais como bactérias, vírus e restos celulares.
O neutrófilo tem como função a captura de material estranho através da fagocitose. Os neutrófilos contém uma série de proteinases capazes de hidrolizarem proteínas presentes na matriz extracelular (colágeno, elastina). Essa reação se ocorrer sem controle, pode causar várias lesões teciduais sérias. Estas atividades são mantidas sob controle por uma série de antiproteinases.
Eosinófilos: Os