Estudo do Trânsito em Goiânia
Atividade que define as condições de uso e ocupação do solo. Define-se também a localização das entidades públicas. Os deslocamentos cotidianos das pessoas e das mercadorias entre origens e destinos são, portanto diretamente influenciados pelas decisões do planejamento urbano.
Goiânia atualmente apresenta diversos traçados, entretanto inicialmente o planejado era um traçado radiocêntrico (praça cívica), o que concentra o fluxo em um local favorecendo dessa forma congestionamento e superlotação.
Planejamento de transporte
Define a infraestrutura necessária para assegurar a circulação de pessoas e mercadorias e os sistemas de transporte que estarão sujeitos à regulamentação pública. O planejamento de transporte condiciona a acessibilidade ao espaço por parte das pessoas, podendo melhora-la ou piora-la conforme decisão especifica tomada.
Transito é a utilização das vias por veículos motorizados, veículos não motorizados, pedestres e animais, para fins de circulação, parada ou estacionamento ou parada passageira.
Planejamento de circulação
Define a infraestrutura viária que poderá ser utilizada por pessoas ou veículos. Envolve também administração, fiscalização de transito, comportamento dos usuários e educação de transito. Influencia a escolha dos caminhos e dos meios de transporte que tem melhores condições de serem utilizados.
Políticas Urbanas
Leis de transito são as leis que regem o tráfego e regulamentam os veículos.
As principais infrações são: avançar sinal vermelho, velocidade excessiva, dirigir sem carteira de motorista ou com a mesma vencida, não usar cinto de segurança, dirigir falando ao telefone celular, dirigir alcoolizado, estacionar em lugar proibido, abusar da buzina.
Sociabilidade
Hierarquia do transito
O transito é um dos temas obrigatórios da discussão sociológica contemporânea, já que é um fenômeno social moderno e carrega uma carga ideológica decorrente de relações de classe e da combinação dessas