Estudo do transformador
Engenharia Mecânica
2011 – Semestre Verão
Fundamentos de Máquinas Eléctricas
Estudo do Transformador
Índice 1. Introdução / objectivo 2. Fundamento teórico 3. Materiais utilizados 4. Metodologia dos ensaios com um transformador para determinação de parâmetros 5. Leituras 6. Cálculos 7. Ensaio em vazio 8. Ensaio em curto-circuito 9. Ensaio em carga 10. Simulação com simulink 11. Conclusões 12. Anexos
Introdução / objectivo
Um transformador é um dispositivo que transforma uma corrente alternada sinusoidal, com determinados parâmetros de corrente, numa corrente eléctrica de parâmetros diferentes. Através de um fluxo magnético gerado pela corrente primária. Tendo em conta o princípio de conservação de energia, variação de potência nula, a energia de entrada é igual a energia de saída. Transformador é reversível. O objectivo deste ensaio é observar o comportamento de um transformador quando é colocado em carga. E como objectivo teórico observar os valores dos parâmetros a variar consoante as duas dependências físicas.
Contudo o trabalho prático divide-se em três partes: 1. Em vazio 2. Em curto-circuito 3. Em carga
Fundamento teórico
Os compromissos pré assumidos com o cliente têm de ser frequentemente obedecidos.
Para a determinação de parâmetros, vamos considerar o modelo matemático do transformador baseado no circuito equivalente. Desprezando assim: * Perdas no cobre ( resistências nas espiras, perdas através do calor) * Perdas por histerese (energia é transformada em calor na reversão da polaridade magnética do núcleo do transformador) * Perdas por correntes parasitas (massa do metal condutor que se desloca num campo magnético ou fluxo magnético móvel produzindo calor devido a perdas na resistência do ferro)
Assim sendo podemos considerar os seguintes aspectos:
1. Em vazio:
As perdas de energia por efeito joule (Pdiss=RI2 ) são quase nulas, portanto