Estudo do sistema ósseo
ESTUDO SOBRE O SITEMA ÓSSEO
FACULDADE DE AMERICANA
Americana/SP
2014
VIRGINIA MENOSSI DE CAMÕES
ESTUDO SOBRE O SISTEMA ÓSSEO
Trabalho apresentado como exigência parcial à disciplina Anatomia Humana, sob responsabilidade do professor Marco Cesar Somazz.
FACULDADE DE AMERICANA
2014
CLASSIFICAÇÃO DOS OSSOS
Os ossos podem ser classificados, por forma, da seguinte maneira:
Ossos longos: são aqueles em que o comprimento é consideravelmente maior do que a largura e a espessura. Exemplo: fêmur, tíbia.
Ossos planos: são aqueles em que o comprimento e a largura são equivalentes e predominam sob a espessura. Exemplos: escápula, ossos do quadril.
Ossos curtos: são aqueles que as três dimensões (comprimento, largura e espessura) são equivalentes. Exemplo: ossos do carpo e do tarso.
Ossos irregulares: são ossos de morfologia complexa, não encontrando correspondentes geométricos conhecidos. Exemplo: vértebra torácica.
Ossos pneumáticos: São ossos que apresentam uma ou mais cavidades, de volume variável, revestidas de mucosa e contendo ar. Exemplo: maxila.
Ossos sesamóides: são ossos que se desenvolvem na substância de certos tendões ou da cápsula fibrosa de certas articulações. Exemplo: patela.
FUNÇÕES DO ESQUELETO
As funções do esqueleto são as seguintes: proteção dos órgãos internos; sustentação e conformação (dá forma) do corpo; reserva de minerais; sistema de alavancas que permitem os movimentos de deslocamento do corpo e local de produção de algumas células do sangue.
PERIÓSTEO E MEDULA ÓSSEA
Por definição, periósteo é a membrana conjuntiva que reveste os ossos, com exceção das superfícies articulares. E medula óssea é um tecido líquido que ocupa o interior dos ossos, sendo conhecida popularmente por "tutano". Na medula óssea são produzidos os componentes do sangue: as hemácias (glóbulos vermelhos), os leucócitos (glóbulos brancos) e as plaquetas.
VASCULARIZAÇÃO DOS OSSOS
O osso conta com uma abundante irrigação sanguínea,