Estudo do Processador - Org Comp
Um dos problemas encontrados no ensino de arquitetura de computadores é fazer com que os alunos compreendam corretamente o funcionamento de um processador, proporcionando também uma visão comparativa sobre algumas possibilidades arquiteturais.
O ensino efetivo de arquiteturas de computadores praticamente obriga o professor ao uso de um simulador. Infelizmente, os simuladores atualmente disponíveis para ensino no Brasil (o que muitas vezes significa serem sistemas gratuitos), apresentam uma interface de usuário pouco elaborada e com poucos recursos operacionais, e mesmo considerando o uso de arquiteturas mais simples, é usual por parte dos alunos certa dificuldade de trabalhar com eles. Por exemplo, alguns simuladores exibem a necessidade da codificação do programa diretamente em linguagem de máquina; outros exigem a execução de sequências de comandos para realizar as ações; outros ainda só suportam a execução em modo DOS.
O NeanderWin se tornou uma ferramenta muito útil para o ensino de arquitetura de computadores tendo sido usada pelos autores em turmas com níveis acadêmicos diversificados sempre com grande aproveitamento dos alunos. Nesse trabalho procuro mostrar o que aprendi sobre SIMULADORES e o processador NEANDER-X.
SOBRE O PROCESSADOR NEANDER-X:
1. Quantos bits são utilizados para representar uma instrução?
8 bits
2. Quantos bits são utilizados para representar um endereço?
8 bits
3. Como são representados os números inteiros negativos?
É indicado pelo numero “1”
4. Quantas instruções podem existir?
O número de instruções do NEANDER-X é pequeno, apenas 16.
5. Qual o tamanho máximo de memória endereçável?
Uma memória de 256 posições (endereços) x 8 bits
6. Quais são os registradores disponíveis?
• AC: um registrador de 8 bits
• PC: um registrador de 8 bits (registrador-contador)
• RI: um registrador de 4 bits (ou 8)
• RDM: um registrador de 8 bits (largura do dado)
• REM: um registrador