Estudo do Número Pi
A partir da razão entre o comprimento da circunferência e o seu diâmetro obtemos uma constante: o número PI; representado pela letra grega “π”. Vejamos então definição, história e porque este número aparece em fórmulas como o perímetro da circunferência e a área de um círculo.
O QUE É “PI”?
“PI” é um número irracional, que não pode ser escrito como um número finito ou repetindo decimais. O valor aproximado é 3,1416 (lembrando que este não é seu valor exato, ele continua.).
Os egípcios sabiam trabalhar muito bem com as razões. Descobriram logo que a razão entre o comprimento de uma circunferência e seu diâmetro é a mesma para qualquer circunferência.
Por definição, “PI” é a razão entre a circunferência de um círculo e seu diâmetro. “PI” será sempre o mesmo valor não importando o tamanho do círculo.
Matematicamente, escrevemos o número “π” (Número PI) como: comprimento da circunferência / diâmetro.
HISTÓRIA:
Os primeiros vestígios de uma estimativa de Número PI, encontram-se do Papiro de Rhind escrito, aproximadamente, em 1700 a.C. , onde se lê: “a área de um circulo é igual a de um quadrado cujo lado é o diâmetro de círculo diminuído de sua nona parte”.
Desde muito antes de Cristo, sabe-se que a razão C / D é constante. A procura desta constante foi tarefa árdua de grandes matemáticos ao longo da história.
Os gregos antigos já sabiam que a razão entre a circunferência (comprimento) de um círculo com o seu diâmetro resultava em uma constante (que hoje chamamos de PI).
Por volta de 200 a.C., o matemático Arquimedes de Siracusa aproximou PI inscrevendo polígonos em círculos e levando a relação da circunferência do polígono para o raio do círculo (que também é o raio do polígono). Quanto mais lados no polígono, mais precisa a aproximação, foi a partir desta conclusão que Arquimedes escreveu um livro “A Medida de um Círculo”. Neste livro, declara que PI é um número entre 3 10/71 e 3 1/7. O perímetro de uma roda de diâmetro 04