Estudo do filme "tempos modernos"
1. Como está relacionada à emoção e motivação no ambiente de trabalho pós-industrial?
No filme, no pós-industrial o uso das máquinas transformou radicalmente a natureza da atividade produtiva, deixando a sua marca na imaginação, pensamento e sentimentos dos homens através dos tempos.
A vida organizacional, àquela altura, era rotinizada com a precisão de um relógio. Esperava-se que os trabalhadores chegassem em determinada hora, desempenhassem um conjunto predeterminado de atividades, descansassem em horas marcadas e então retornassem as atividades até que o trabalho terminasse. Os empregados eram frequentemente treinados e eram monitorados quanto a seu desempenho.
O trabalhador é um ser que tem emoções; e, emoção de forma reducionista, é um conjunto de estados que se pode assumir, expressar de forma física e psicológica. Como é retratado no filme, os empregados mostravam-se satisfeitos, pelo fato de com o trabalho terem comida e um lugar para morar, o simples já bastava.
A sobre carga do trabalho, atribuía reações psíquicas de repetição como é mostrado no início do filme. Os donos das fábricas, não tinham a preocupação, se os trabalhadores teriam ou não problemas de saúde. Portanto, não existiam formas de trabalhar a motivação dos funcionários, por parte dos donos. Exigia o máximo dos funcionários para a produção da indústria, e assim, gerando mais lucro. 2. Que emoções são expressas no filme pelo ator principal?
Podemos observar diversas emoções, em primeiro, foi a depressão que ocorre quando o ator principal perde o controle dos seus atos e é internado em uma clinica. Após sair, se envolve em um mal entendido e vai preso por engano, nesse momento a sensação de alegria ao perceber que a vida na cadeia era bem melhor do que fora. Demonstrou amor pela jovem que conheceu ao sair da cadeia. E a fome quando era saciada, sentia prazer.
A satisfação se fez presente quando conseguiu novamente o emprego