Estudo do Espirito
1) A espetativa da huanidade para o século XXI é de um futuro promissor, uma ampliação notavel dos mecanismos de proteção social como:politicas, públicas de saude e previdencia, uma extensão dos direitos civis e manifestações diretas, incorporando parcelas da população. Enfim um período de paz e de prosperidade, mas o final do seculo XX revelou uma grande frustação costrangedoras para serem encaradas.
2)
3) As interação sao as seguintes: tecnocráticas, decisionistas e pragmático-politicas que tratam de modelos conceituais que permitem uma representação do que ocorre.
No modelo tecnocratico, na organização da sociedade, há uma tendencia de se recorrer aos especialistas que tem a visão neutra, puramente ditadas pela racionalidade cientifica.
Este modelo é bem difundido em nossa sociedade, neste aspecto há uma real esperança depositada na ciencia para a solução dos problemas da humanidade
O modelo decisionista distingue entre os fins e os meios. Os fins devem ser determinados por decisoes livres, de maneira independente da ciencia, enquanto que os meios são determinados pelos especialistas portanto, faz uma distinção entre tomadores de decisão e técnicos.
Modelo pragmático-politico é de interação entre a sociedade e privilegiada a discussão e negociação entre os tecnicos e os clientes, isto é, entre os especialistas e os nao especialistas. Este modelo insiste no fato de que os meios escolhidos podem levar á modificações dos objetivos, mas nao fornece nenhuma receita simples para as decisões, ele remete ás negociações, motivo pelo qual nao o denominamos somente pragmático mas tambem pólitico.
4) O Surgimento da bioetica vem num contexto onde os avanços tecnologiscos na área das ciencias da vida, apontam que o oque esta em jogo é aprender a avaliar as possiveis consequencias das descobertas cientificas e suas aplicaçoes, de acordo com uma determinada metodologia ou certos valres básicos.
A bioetica é um produto da sociedade do bem