Estudo do equilíbrio estático
Chamamos de estrutura à parte de um corpo que suporta os esforços nele aplicados. Por exemplo, em um edifício, a estrutura é o conjunto de vigas, colunas e lajes. A figura 1 mostra a estrutura de um teto. outras. Em geral, esta dimensão é tratada como espessura da placa. Por exemplo, as chapas de alumínio comercial, como as mostradas na figura 3, em geral são comercializadas com dois metros de comprimento, um metro de largura e alguns milímetros de espessura.
Figura 3 – Chapas de alumínio
O estudo da estática das estruturas se inicia pelo estudo das estruturas constituídas por barras. Assim, se faz necessário definir os elementos de uma barra.
1.1. Barras
Uma barra é definida como um sólido formado no deslocamento, feito no espaço, por uma figura plana de área A. Isto pode ser observado na figura 4.
Figura 1- Estrutura Metálica de uma cobertura
Em função da forma geométrica, os corpos que compõem a estrutura, podem ser classificados em barras; blocos ou placas.
Considerando que um corpo qualquer possui três dimensões, dizemos que um corpo é uma barra quando uma de suas dimensões é muito maior do que as outras. Por exemplo, o eixo de um equipamento de transmissão é uma barra na medida em que seu comprimento é muito maior que seu diâmetro; a viga de uma construção civil, também, é uma barra, na medida em que seu comprimento é muito maior que sua altura e largura. Na figura 1está destacada a viga horizontal que é uma barra.
Considera-se um bloco aquele corpo que possui todas as dimensões co a mesma ordem de grandeza. A figura 2 mostra um bloco de concreto, usado na construção civil. Note-se que neste elemento todas as dimensões (altura, largura e comprimento) possuem a mesma ordem de grandeza.
Figura 2 – Bloco de concreto para construção civil
Uma placa é um elemento estrutural onde uma de suas dimensões é muito menor do que as
A
c.g.
Prof. José Carlos Morilla
Estrutura
Viga horizontal
3
Figura 4 – Barra
Na