Estudo do comportamento humano e papel da motivação no ambiente de trabalho
CAMPUS UNIVERSITÁRIO DA REGIÃO DOS VINHEDOS
CENTRO DE CIÊNCIAS EXATAS, DA NATUREZA E DE TECNOLOGIA
DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA E INFORMÁTICA
BACHARELADO EM SISTEMAS DE INFORMAÇÃO
DIEGO BORGES SECHIN
PROJETO DE PESQUISA
Nova Prata
2008
TEMA: Estudo do comportamento humano e papel da motivação no ambiente de trabalho
OBJETIVOS:
GERAL:
Analisar as principais teorias comportamentais e motivacionais Humanas e buscar demonstrar sua contribuição para a gestão de pessoas visando a construção de empresas humanizadas.
ESPECIFICOS:
- Explicar o que é motivação e o que é Auto-Realização;
- Explicar e descrever um pouco das principais contribuições, pesquisas e práticas sobre a motivação, abordando diversas teorias, como: a teoria de Necessidades de Maslow, a Higiene-motivação de Herzberg, as teorias X e Y de McGregor e as contribuições de W. Ouchi sobre a Teoria Z(administração japonesa), a Logoterapia de Frankl, a PNL de Grindler & Bandler e a Energização (Zapp!) de Byham;
- Explicar a importância dos Recursos Humanos como recurso fundamental de qualquer empresa, e os riscos acarretados pela vulnerabilidade dos seus ativos humanos.
- Demonstrar que a desmotivação no trabalho é um problema que não afeta só ao trabalhador, mas aos colegas de trabalho e a empresa como um todo, assim sendo, a insatisfação é penosa tanto para o trabalhador quanto para a organização.
JUSTIFICATIVA: O Gerenciamento adequado da vida dos Seres Humanos no trabalho, da maneira como eles ganham a vida, pode melhorá-los e melhorar o mundo, e se aplicado corretamente passa a ser uma técnica revolucionária, não apenas uma utopia.
OBJETO: É possivel lidar eficazmente com as situações empresariais de nossos dias, desde o aumento da competitividade até a globalização e as tecnologias emergentes sem reconhecer e dar a devida