Estudo do comportamento de um conjunto de molas
Instituição: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)
Curso: Engenharia
Aluno: Gustavo Godoi Pimentel
Turma: 5
Bancada: 40
Estudo do comportamento de um conjunto de molas Experiência I
Objetivo:
Este relatório tem como objetivo demonstrar como foi feita a experiência envolvendo molas para medir força (Peso) de determinados objetos.
I.Introdução Teórica:
Para que tal experimento fosse realizado, foi necessário o uso de duas teorias, que são: I.1 Método dos Mínimos Quadrados (MMQ):
É uma técnica de otimização matemática que procura encontrar o melhor ajustamento para um conjunto de dados tentando minimizar a soma dos quadrados das diferenças entre o valor estimado e os dados observados. y=ax+b (I.1.1) a=[n.(Σx.y)-(Σx. Σy)]/[(n. Σx²)-(Σx)²] (I.1.2) b=[(Σ.x²).(Σy)- Σxy(Σx)]/[ n(Σx²)-(Σx)²] (I.1.3)
I.2 Lei de Hooke:
A lei de Hook é a lei da física relacionada à elasticidade de corpos, que serve para calcular a deformação causada pela força exercida sobre um corpo, tal que a força é igual ao deslocamento da massa a partir do seu ponto de equilibrio vezes a característica constante da mola ou do corpo que sofrerá deformação: F = k.Δl
II.Descrição do Material: Para a prática das experiências no laboratório foram usados os seguintes instrumentos: - Régua com escala em milímetros (300mm) - Hastes para montagem dos suportes (h) - Parafusos (a) - Pregadores / Prendedores (b) - Molas para a experiência (c) - Fios (d) - Base Oval (e) - Base retangular (f)
Ver figura 1.a, a figura se encontra no item IV.
III.Descrição do Experimento: O experimento foi feito em três etapas. Na primeira etapa, foram montados os experimentos de acordo com a figura 1.a e 1.b, depois identificadas cada uma de três molas: mola sem cor, mola verde e mola vermelha. Foram